O que é qualidade para você?

Qualidade na Prestação de Serviços


Em ritmo de Copa do Mundo, onde todos somos OBRIGADOS a pararmos nossa vida por causa de jogos da Seleção, tiramos esse tempo para uma postagem que há tempos vínhamos pensando em fazê-la.

Amamos assistir aos Jogos do Brasil, porém como donos de comércio não há como fecharmos os olhos e fingirmos que não estamos vendo o fiasco que o nosso país se tornou.

Mas agora vamos voltar sobre o assunto QUALIDADE:

Qualquer pessoa para abrir uma empresa, um comércio, uma prestação de serviços tem que avaliar inúmeros fatores antes de se aventurar, e sem sombra de dúvidas a pessoa tem que ser muito talentosa naquilo que se dispõe a fazer.

Falando sobre o nosso trabalho, que é um Atelier de Ajuste de Roupas... Obviamente é PRIMORDIAL que tenhamos excelentes costureiras, pois sem elas, não sobreviveríamos... Sendo assim, sigamos em frente e vamos falar sobre outros ítens.

Além de termos uma excelente costura, quais outros fatores implicam em nosso sucesso ou fracasso?  Inúmeros fatores !!!

Em nosso País, a pessoa abriu empresa automaticamente já adquire um sócio voraz, faminto, que leva a maior parte da receita( livre) da empresa.  A saber, o GOVERNO.   Altas taxas, leis absurdas, impostos elevados ao extremo.   E o retorno disso tudo?  Praticamente NENHUM...

Segurança pública???  Limpeza de ruas e avenidas?  Melhor nem comentarmos, os números e as reportagens falam por sí só.

Portanto, além de excelente costura, temos que ter toda a documentação Ok, telefones à disposição dos clientes, resposta aos emails e formulários do site (  www.elcosturas.com.br  ) , retorno de ligações quando o cliente solicita, ou quando não podemos dar uma resposta na hora.

Em tudo nessa vida a ADMINISTRAÇÃO vai mostrar se determinada pessoa ou empresa é boa, má ou mais ou menos.  Há aquela rivalidade boba onde muitas pessoas na faculdade falam:

" Se você não sabe o que vai fazer, faça administração".  Me desculpem a franqueza, mas é uma piadinha típica de quem não tem o mínimo conhecimento no assunto, nem que seja o conhecimento na própria vida cotidiana.

Ou alguém aqui nunca conheceu casos onde Arquitetos, engenheiros, dentistas, grandes empresários simplesmente quebraram por falta de administração?  Muitas vezes a empresa estava super bem sucedida, de repente... pluf, foi pro burado.

A administração na vida pessoal também é fundamental para manter um casamento, uma família, um lar harmonioso.

Falando novamente sobre nosso Atelier Ellegancy Costuras...

O cliente antes de chegar até nós, ele nos viu na internet...portanto sempre temos que analisar para vermos o quão eficiente ou não estamos sendo... Ou então o cliente nos viu em material impresso, isso também requer planejamento estratégico, divulgação nos canais de vendas corretos, nas casas, comércios...  E há também os clientes que nos vêem através do próprio local do comércio, e nisso temos que tomar muito cuidado pois existe a LEI CIDADE LIMPA, que foi uma das máquinas de arrancar dinheiro que o sr Kassab criou para acabar com SÃO PAULO.

Daí o cliente chega até nós... Agora vem a parte do atendimento!!!

A administração interna requer um lay out bacana, conforto para o cliente... Daí após o atendimento, o cliente leva um cartão de visitas( se não tiver um cartão de visitas EXIJA algo que identifique a empresa),  então damos um prazo para a entrega da roupa ( e esse PRAZO TEM QUE SER CUMPRIDO). E caso aconteça algum problema como doença de um funcionário, uma quebra de máquina e coisas do tipo, o mínimo que se espera de nós como Atelier, é que avisemos o cliente antes dele vir aqui e sair chateado por não cumprirmos o prazo).

Daí vem toda parte de organização de cronograma, material de qualidade a ser usado, manutenção nas máquinas e tudo o mais.

Portanto não há como compararmos nosso trabalho com o trabalho de uma costureira que trabalha em casa.  Nos desculpem a sinceridade, mas não existe comparação.

Voltamos ao assunto da ótima costura.  De repente, a pessoa pode conhecer uma costureira extraordinária que trabalhe em casa, e certamente o valor que ela cobra para os consertos e ajustes em roupas TEM QUE SER MENORES DO QUE OS NOSSOS, afinal de contas ela não tem empresa aberta, consequentemente não tem taxas, não tem registro de funcionários, não paga aluguel pelo ponto e não tem o governos como " sócio".  Mas, por experiência própria, podemos garantir que uma costureira que trabalha em casa não conseguirá atender a um cliente com o mesmo profissionalismo do que em um Atelier ou Salão de costuras, principalmente em um local onde os donos estão sempre presentes( e não franquia).

Aproveitamos para dar uma dica interessante.  Sempre que você passar cartão de débito ou crédito, verifique na sua via o cnpj que vem e a razão social/ nome fantasia.  Pois muitos " comércios" podem adquirir maquininhas de terceiros, e no caso de algum problema, você continuará sem muitos direitos, sem muito a quem recorrer.

O ideal é sair o cnpj com o nome da empresa, o telefone e o endereço...Isso é de SUMA IMPORTÃNCIA !!!

Aqui na Ellegancy Costuras estamos sempre presentes, ensinando e aprendendo com as nossas funcionárias, e adquirindo experiências diariamente.  Não que sejamos contra franquias, mas pelas informações valiosas dos nossos próprios clientes, muitas franquias são adquiridas por pessoas que não entendem nada de costuras, daí realmente não há como ter um diferencial se não entender( e não quiser entender).

Então, nossas dicas para os clientes são:


A Empresa tem cnpj?
A empresa tem telefones e você consegue contato facilmente?
Cartão de visita?
A empresa te incentiva a solicitar Nota fiscal, mesmo que seja a Nota Fiscal paulistana?
Se a empresa divulga na internet, quanto tempo leva para responder a um email ou contato seu?
Se a empresa está nas mídias sociais, ela responde rapidamente? Coloca conteúdos com frequência?
A Empresa ouve suas sugestões e até as críticas que venha a ter?  Se ouve o que você fala, lhe dá um retorno de alguma ação tomada em cima dessa pauta ou simplesmente ouve por obrigação e volta a repetir?

Nada substitue as mãos do dono, por melhor que sejam os funcionários... e olha que temos uma equipe extraordinária, mas o dono sempre faz um algo mais, isso tem que estar no DNA dele(a).  E quando aparentemente estiver com pouco trabalho( que nunca acontece), é OBRIGAÇÃO E DEVER do dono repensar em toda metodologia, se aprimorar, e ir adiante.

Então é isso pessoal, desculpem se de repente nosso post ficou muito longo  e um pouco cansativo, mas é sempre bom termos esse tipo de cuidado.



Nosso endereço é:

Avenida Cupecê, 1494-Bairro Jardim prudência-sp
telefones 5021-2506 e 5677-2429
Nextel Id 45*9*52064

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